terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Especialistas ensinam como preparar um bom currículo.

Procurar um emprego não é uma das tarefas mais simples, principalmente em um mercado cada vez mais exigente. Caso fosse realizada uma pesquisa sobre maneiras usadas pelas pessoas ao encaminhar um currículo, certamente as repostas seriam as mais variadas, isso porque ainda existem muitas dúvidas acerca do que deve ser feito ao se candidatar para determinada vaga. 
 Alguns recorrem à internet, que além de artigos sobre o tema, oferece sites que realizam uma espécie de consultoria, o que pode auxiliar o candidato. Sobre o tema, o AreaH conversou com três analistas de recursos humanos que dão dicas de como deixar uma boa impressão.

Hora de se apresentar

Momento crucial para os interessados em uma vaga, o cuidado na hora de se apresentar é indispensável. Cristiano Alves Dias, analista de Recursos Humanos na Landix Sistemas, ressalta que é importante ser breve e ao mesmo tempo mostrar suas principais qualidades. “A sugestão é que a pessoa seja objetiva, expondo no corpo do e-mail as informações mais importantes e que possam chamar mais a atenção de quem irá recebê-las,” sugere.

A psicóloga e Consultora de RH Paula Pessoa Carvalho também aconselha o candidato a enviar seu currículo no corpo. “Sempre, sempre no corpo do e-mail. Tudo o que você pode facilitar para quem está vendo seu currículo você deve fazer. Anexos dão trabalho, pois devem ser abertos e nem sempre o serão, dessa forma, sempre coloque seu currículo no corpo do e-mail,” afirma.

Cristiano compartilha da mesma opinião. “Alguns servidores de e-mail possuem ferramentas que podem bloquear tanto o anexo quanto a mensagem toda. O mais recomendado é que envie o currículo no corpo do e-mail. Dessa forma, o candidato tem mais uma oportunidade de conferir as informações e fazer uma correção ortográfica utilizando recursos do programa de e-mails,” argumenta.

Independente da maneira como o currículo será enviado, é preciso tomar cuidado para não enfeitá-lo demais, para que não fique extenso e pesado. O ideal é um currículo com no máximo duas páginas. Nele, o candidato deve condensar suas informações pessoais com as profissionais, usando sempre o bom senso.

 “Nada de citar características pessoais como empatia, bom humor, facilidade em aprender e de trabalhar em grupo. Estas são particularidades que devem estar presentes em qualquer um que almeje um posto de trabalho”, orienta o analista de recursos humanos Cristiano Alves.

QI (Quem Indica)

Nos dias de hoje é muito comum empresas contratarem a partir de indicações de seus funcionários. A prática, que causa indignação de alguns candidatos, foi abraçada pela facilidade de recrutar alguém com o aval do funcionário, principalmente quando este for uma pessoa de confiança.  Para a consultora de RH Paula Carvalho, mesmo indicado, o concorrente deve se portar de maneira correta.

“Mesmo que você seja indicado, o que pode ser um facilitador para sua contratação, nunca deixe de lado seu profissionalismo e formalidades, afinal de contas você pode até entrar em uma empresa por indicação, mas deve manter sua vaga e crescimento profissional por seus próprios méritos,” enfatiza.

Com indicação ou não, sempre pinta aquela dúvida de como tratar o entrevistador, seja por e-mail ou pessoalmente.  “Aí pode estar o primeiro 'ponto-chave' da entrevista. O entrevistado deve perguntar ao entrevistador como deve chamá-lo e a partir do tom desta resposta é que se deve concluir a forma de tratamento,” analisa Cristiano Alves Dias.

Paula Carvalho também expõe seu ponto de vista. “Sempre devemos ser formais, então mantenha o senhor e senhora, educação vem sempre em primeiro lugar, ao menos que ele dispense você deste modo de se reportar.”

Depois de todas estas dicas, a possibilidade do sucesso fica nas mãos do candidato, que deve, acima de tudo, deixar uma impressão positiva, segundo Gutemberg de Macedo, presidente da Gutemberg Consultores Ltda. “Lembre-se que você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão. Portanto, comporte-se conforme a exigência de seu interlocutor.”

Fonte: Area H.

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