quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Serviços de computação em nuvem ajudam a poupar tempo e dinheiro.

Talvez você se identifique com a forma como o publicitário brasiliense Lúcio de Paula, 26, lidava com os próprios documentos virtuais.
Há cinco anos, Lúcio mandava e-mails para si mesmo com arquivos anexos e tinha que voltar para casa quando esquecia de salvar algum documento que queria levar consigo no pen drive. 


A versão 2012 de Lúcio já usa há alguns meses o serviço Dropbox para salvar arquivos e acessá-los pela internet. Também usa o Google Docs para dar continuidade a projetos (planilhas, documentos de texto ou apresentações) de qualquer computador.
Lúcio tira vantagens da computação em nuvem -os dados ficam armazenados em servidores conectados à internet, o que libera o usuário de instalar programas e dá acesso aos documentos de quase qualquer aparelho conectado à internet (tablets, smartphones ou PCs).
A tendência é mundial: mais da metade (51%) do tráfego de dados do planeta em 2014 estará em servidores conectados à internet, e até 2015 a computação em nuvem vai crescer 12 vezes em comparação com 2010, segundo a pesquisa Índice Global de Nuvem, da Cisco, divulgada no fim do ano passado.
"É uma solução mais barata, mais flexível e mais ecologicamente correta", diz Marco Américo, chefe de operações do UOL/Diveo. "A nuvem veio para ficar. Quanto mais segurança, maior será a migração para o ambiente on-line", completa Gil Torquato, executivo-chefe da empresa.
"Estamos vivendo uma era de melhoria na qualidade de internet no Brasil. Era o que faltava para a explosão da computação em nuvem", diz Marcelo Menta, diretor regional de serviços gerenciados e nuvem da Cisco.
Com programas para produção e edição de documentos on-line, você pode deixar de comprar e instalar pacotes de escritório, economizando espaço e dinheiro. Também existem programas para edição de vídeo, foto e áudio na nuvem.
Além do Dropbox, há outros armazéns virtuais. O SugarSync é uma opção mais cara, mas também mais complexa e com uma maior variedade de planos. O recém-lançado InSync é uma opção interessante: ele sincroniza seus arquivos do Google Docs em uma interface parecida com a do Dropbox, porém com menor custo.
O PiratePad é uma opção básica e rápida para edição de documentos. Ele cria uma URL única (que pode ser compartilhada) e dispensa logins e senhas para funcionar. 


DICAS DE SEGURANÇA
Sempre tenha cópias dos arquivos importantes salvas em outro local
No seu computador, em um pen drive ou em um CD, não importa: o essencial é que você tenha cópias das informações mais importantes em outros locais caso fique sem acesso à internet ou o servidor falhe.
Evite armazenar dados sensíveis na nuvem
Tome cuidado ao armazenar informações bancárias ou arquivos profissionais de extremo valor e importância. Você pode contratar serviços mais seguros, que oferecem vários níveis de criptografia, cópias e proteção extra contra invasões.
Escolha bem a empresa que vai guardar seus dados
É preciso levar em conta o histórico da companhia e os relatos de amigos. Escolhidos a empresa e o serviço, é preciso conhecer a fundo os termos de uso com os quais o usuário concorda ao contratar o espaço de armazenamento. Lá estão descritas as liberdades que tais companhias podem ter com as suas informações.
Crie uma senha segura
Dez caracteres tornam uma senha bastante segura. Tente combinações de números com letras, evite senhas simples (como o nome da sua mãe), sequências numéricas (12345) ou datas de aniversários.
Cuidado com LAN houses ou redes Wi-Fi abertas
Ambientes on-line públicos tendem a ser menos seguros. Malwares podem gravar sua senha ou infectar os seus arquivos com vírus. 

GLOSSÁRIO
Nuvem
Computadores que funcionam como servidores, ligados à internet.
Criptografia
Do grego "kryptos", escondido, e "graphia", escrever. É um método de segurança que "embaralha" as informações, de modo que quem as intercepte não consiga compreender o conteúdo.
Streaming
Ato de transmitir vídeo, música ou game diretamente pela internet, sem a necessidade de download. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário