domingo, 1 de janeiro de 2012

Um guia para avaliar sua carreira.

Com base em 18 testes de carreira, descubra o que você precisa mudar para dar uma guinada na carreira em 2012.    

Por mais que todos teimem em fugir das promessas de ano novo, fim de ano sempre é sinônimo de o mínimo de planejamento para os dias que virão.

Pensando nisso, preparamos uma bateria de testes para que você avalie seu desempenho na carreira  ao longo de 2011 e esboce alguns projetos para melhorar seu passe em 2012. Confira:

Qualificação

Os ‘esforços’ dos últimos anos não foram suficientes para acabar com o problema de qualificação dos profissioanis brasileiros. Não vai dar outra. Em 2012, a guerra pelos melhores irá continuar. Com isso, sai na frente quem tiver a melhor formação.

Agora é a hora de avaliar se você, realmente,
domina um segundo idioma. Se ainda não fez especialização, escolher qual o curso que mais responde às demandas da sua área e status profissional. Para muitos, o atual momento da carreira pede uma formação para além mar. Nesses casos, o ideal é descobrir o quanto antes qual MBA internacional é a sua cara.

Comportamento

Nem só de bons resultados numéricos fazem uma carreira bem sucedida. O relacionamento com seus colegas de trabalho, chefia, clientes e outras pessoas do setor também tem um peso importante para um futuro profissional.

Comece avaliando sua reputação no trabalho. Você, realmente, passa uma boa
imagem profissional durante o expediente? Por outro lado, suas habilidades de comunicação tem um importante papel para seus relacionamentos e desempenho profissionais. Você sabe se comunicar no trabalho? O que acontece quando você precisa falar em público?
 
Networking
Quando o assunto é expansão das suas redes de relacionamento profissional, você é um expert? Seu networking é, de fato, eficiente?  E na hora de vender seu peixe, suas estratégias de marketing pessoal são boas?
Balanço
Chegou a hora de colocar na berlinda todos os seus feitos de 2011. Para começar, avalie seu desempenho. Analise também se você é um profissional inovador.
]Depois, cheque se sua postura ao longo do ano passado mostra que você tem uma potencial para ser líder e, como consequência, se você está pronto para ser promovido. Neste ponto, faça o teste e descubra se, com toda a experiência que acumulou nos últimos anos, você é atraente para um headhunter.

Comece a questionar se é hora de fazer uma mudança de rota na carreira. O pontapé para isso é analisar se o
seu estilo combina com o da sua empresa e o quanto você está conseguindo equilibrar vida profissional com a pessoal.

Com isso em mãos, decida:
está na hora de procurar um novo emprego? 

Fonte: Exame 

Um comentário:

  1. Muito boa matéria!
    É muito interessante e importante parar e avaliar resultados obtidos, tanto na carreira profissional quanto em todas outras, só quem acerta o caminho consegue ir mais longe!

    Abraços

    ResponderExcluir