quinta-feira, 9 de agosto de 2012

20 conselhos que os formandos não querem ouvir ao deixar a faculdade.

Terminar a universidade é o desejo de muitos jovens. No entanto, grande parte deles não está preparada para a vida profissional e muito menos aceita conselhos sobre isso. Confira os 20 conselhos que os formandos não querem ouvir.

Embora cada formatura seja diferente, a fórmula que compõe todas é praticamente a mesma. Depois de tantos anos de estudo e trabalho você finalmente conseguiu chegar ao tão sonhado diploma e agora só quer pensar em comemorar. 

Os pais, professores e familiares, no entanto, parecem mais preocupados com o que será de você agora que essa fase foi finalizada e por isso não guardam conselhos e frases feitas para tentar colocar um pouco de juízo na sua cabeça. Mas será que esse tipo de coisa realmente funciona? Confira quais são os 20 conselhos que os formandos não querem ouvir ao deixar a faculdade:
 
1.Apareça no trabalho
Algumas pessoas passam pela universidade sem aparecer em uma aula sequer; como elas fazem isso é o mistério que todos sonham desvendar. Entretanto, ao entrar no “mundo real” as coisas não acontecem com a mesma facilidade e se você tiver de entregar muitos atestados, alguém vai desconfiar de alguma coisa.
 
2. Quite suas dívidas antes que elas aumentem
Não é surpresa para ninguém constatar que grande parte dos universitários vive sem dinheiro. Isso acontece porque as contas com materiais, transporte, moradia, alimentação e mais uma infinidade de motivos acaba com o pequeno salário conseguido durante o estágio. Pode ser que nesse período você conte com a ajuda dos seus pais, mas estar formado muda a perspectiva das coisas. Procure quitar as suas dívidas o quanto antes, para que elas não aumentem. E mais que isso, evite fazer novas contas antes de que as atuais estejam pagas.
 
3. Se você não tem crédito, trate de consegui-lo
Muitas pessoas enxergam o cartão de crédito como um mal, mas em muitos casos ele se faz necessário. Depois que você se forma, sai da casa dos seus pais e precisa arcar com as suas próprias despesas, esse tipo de pagamento será a salvação em muitos casos. É claro que você deve ser uma pessoa prudente e gerenciar os seus gastos de acordo com o que você recebe, mas em situações de emergência um cartão de crédito pode ser útil.
 
4. Não se apresse para comprar todas as coisas caras que você sempre quis
É claro que depois de receber o seu primeiro salário como um profissional formado você tem todo o direito de comprar algumas das coisas que sempre quis, mesmo que elas sejam caras. Mas você precisa ser paciente e se lembrar de que você tem a vida toda para alcançar as melhores coisas, sejam elas materiais ou não. Mantenha em mente que coisas caras geram dívidas longas e tente controlar-se.
 
5. Mantenha um bom relacionamento com a vizinhança
Você não está mais na universidade, quando dava festas no seu apartamento durante a semana. Lembre-se de que agora você é um profissional com contas a pagar e, mais que isso, com uma vizinhança com a qual terá de conviver por um longo tempo. Tente não se indispor com os seus vizinhos ou mesmo com companhias que prestam serviços para você.
 
6. Economize dinheiro
O conceito de economizar parece simples, mas pode esconder alguns problemas. Você talvez pense que sabe exatamente o quanto gasta, mas na verdade você não sabe. Por isso, faça um exercício e passe três meses anotando cada centavo que você gasta, seja com uma roupa nova que você decidiu comprar ou com a conta da TV a cabo. Você certamente vai se surpreender ao ver onde está gastando o seu dinheiro. Isso irá ajudá-lo a cortas gastos desnecessários e usar esse dinheiro em algo que você realmente precise.
 
7. Não more com os seus pais para sempre
É claro que estando no início da sua carreira você dificilmente terá dinheiro suficiente para bancar todas as suas despesas, e isso não é vergonha nenhuma. Mas uma hora ou outra você terá de sair da casa dos seus pais para construir a sua própria vida, então, por que não se organizar para fazer isso assim que você tenha condições?
 
8. Comece a guardar dinheiro para a sua velhice
Você pode achar isso completamente desnecessário e até mesmo se irritar ao ouvir coisas desse tipo, mas deve pensar em economizar algum dinheiro para quando estiver mais velho. Deixar de trabalhar é uma coisa que vai acontecer com todas as pessoas uma hora ou outra, mas não se dê ao luxo de contar apenas com os benefícios previstos em lei. Se você tiver as suas próprias economias poderá viver com mais tranquilidade e conforto.
 
9. Não se case muito cedo
Esse é um conselho que pode variar de acordo com a idade das pessoas que pretendem te ajudar, mas, em geral, quanto mais você espera mais certo está das suas decisões.
 
10. Tenha um fundo de emergência
Quando você tem 20 anos, acredita que é invencível e inatingível, mas coisas ruins podem acontecer com qualquer um, inclusive você. Não espere que os problemas cheguem para que você pense em como irá resolvê-los. Ao invés disso tente estar sempre um passo a frente, com um fundo de emergência. É claro que o dinheiro não será capaz de resolver todos os seus problemas, mas, em muitos casos, poderá minimizá-los de alguma forma.
 
11. Não subestime a importância de um convênio médico
Embora a ajuda pública seja sua por direito, não conte apenas com isso para a manutenção da sua saúde. Se você estiver prestes a fechar um contrato de trabalho, não considere apenas o salário. Verifique se estão sendo oferecidos benefícios como um convênio médico que possa cobrir qualquer gasto eventual referente à saúde.
 
12. Faça exercícios regularmente
Geralmente é fácil praticar esportes na faculdade porque você está interessado em estar com os seus amigos, seja na academia ou jogando futebol nas tardes de sábado. Quando você se forma e fica por sua conta e risco isso exige mais esforço, mas vale a pena porque um bom programa de exercícios caminha lado a lado com a qualidade da sua saúde.
 
13. Prefira comidas saudáveis
Você pode brigar com o mundo dizendo que fast-food é muito mais saboroso, mas você não pode viver se alimentando de pizza e congelados. Aprenda a cozinhar e invista em comidas mais saudáveis, que também têm o poder de contribuir para a sua saúde.
 
14. Mantenha o seu currículo atualizado
Embora seja um processo muito entediante, manter o seu currículo revisado e atualizado é essencial. Não deixe para fazer tudo de última hora, quando precisar enviá-lo por indicação de algum amigo. Adicione as suas conquistas, cursos de extensão e até mesmo os prêmios que recebeu.
 
15. Continue aprendendo
O processo de aprendizado e educação nunca termina. Quanto mais velho você ficar, mais você percebe que não sabe uma infinidade de coisas; mantenha-se continuamente aprendendo novos assuntos. Você não precisa de um mestrado em física quântica, mas pode sempre aprender mais do que já sabe. E isso não se aplica apenas à sua área de formação.
 
16. Faça contatos, crie um bom network
São as pessoas que você conhece que ajudam você a chegar a algum lugar na sua vida. Isso não significa usá-las de acordo com as suas necessidades, mas as pessoas geralmente gostam de ajudar as pessoas que elas respeitam. Por isso, estabeleça conexões firmes, mesmo que sejam voltadas para o trabalho, e trate de mantê-las ao longo dos anos.
 
17. Dedique-se às amizades que valham à pena
É muito fácil negligenciar os seus amigos quando se começa a trabalhar. A rotina apressada e os milhões de afazeres acumulados tiram as amizades do foco, mas trabalhe para mantê-las sempre presentes em sua vida.
 
18. Encontre um mentor
Você e seus amigos podem se apoiar infinitamente nos problemas ou desafios que encontrem ao longo da carreira, isso ajudará no seu desenvolvimento, inclusive. Mas, sem dúvida, você será melhor orientado se encontrar um mentor que você admire e que esteja disposto a contribuir com as suas conquistas profissionais.
  
19. Tenha um sono regular
Sendo jovem o que menos importa para você é o sono. Você quer se desenvolver na vida profissional sem deixar de aproveitar os melhores anos da sua vida, o que pode comprometer o seu sono. No entanto, 8 horas diárias de sono aumentam as funções cognitivas e a concentração, que serão extremamente necessárias para que você desempenhe seu trabalho de maneira satisfatória.
 
20. Não durma com o seu chefe
Parece até uma piada, mas é um conselho sério. Seja lá qual for o motivo, provavelmente isso vai acabar em desastre. Você pode perder o respeito dos colegas e até mesmo do chefe, se não acabar perdendo o seu emprego. E pense: como você vai explicar isso na sua próxima entrevista de emprego?
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário