quarta-feira, 27 de junho de 2012

10 habilidades de aprendizado digital que você precisa ter.

Para ser um bom aluno e, consequentemente, um excelente profissional confira 10 hábitos de aprendizado digital que você precisa ter.

Cada vez mais podemos ver a presença da tecnologia na rotina das salas de aula e nos hábitos de estudo dos alunos. Lousas multimídias, tabletsaplicativos para smartphones, redes sociais. Todos esses recursos e muitos outros têm feito diferença na educação de muitos jovens. Porém, para que essas ferramentas sejam mais do que simples acessórios digitais e possam realmente ajudar na construção de uma educação de melhor qualidade, é necessário que educadores e alunos tenham certas habilidades de aprendizado e ensino digital.

Habilidades de aprendizado digital: Curadoria

Significa selecionar e cultivar as melhores fontes de informação, conhecimento e crítica na web. A internet traz consigo milhões de informações todos os dias, mas isso não quer dizer conhecimento. A curadoria é a capacidade de selecionar dentre esses dados aquilo que é realmente relevante e transformador.


Habilidades de aprendizado digital: Formular perguntas importantes

Com tantas informações disponíveis, é necessário saber fazer as perguntas certas. O Google está disponível todas as horas de todos os dias, mas para aproveitá-lo efetivamente, o internauta precisa saber como funciona a busca. Fazer as perguntas certas é uma habilidade essencial.


Habilidades de aprendizado digital: Priorizar

Priorizar, como uma habilidade digital, significa separar aquilo que é mais importante, seja uma informação, recurso ou entretenimento, para que cada coisa seja feita na hora certa.


Habilidades de aprendizado digital: Curiosidade

A curiosidade é importante não só como capacidade digital, mas em qualquer área do aprendizado. Sem ela, não há a busca por conhecimento, por respostas e por explicação. Uma ação essencial no desenvolvimento de todo ser humano.


Habilidades de aprendizado digital: Colaboração

Quem constrói a internet são seus usuários. Não apenas nos conteúdos, mas também na distribuição desses recursos. Ao encontrar algo interessante e útil, o aluno deve dividir com outras pessoas e colaborar para que isso se torne cada vez melhor e mais eficiente.


Habilidades de aprendizado digital: Adaptar

Um ótimo exemplo dessa habilidade são as redes sociais. Há inúmeras aplicações para o Facebook,Twitter e outras mídias que são descobertas a cada dia. Aproveitá-las irá depender de outras habilidades digitais que já citamos, como a curiosidade e a colaboração.


Habilidades de aprendizado digital: Monitorar Tendências

Quantas coisas novas já surgiram da internet? Até revoluções em países de regime autoritário já se aproveitaram da potencialidade da web para promover mudanças democráticas. Os estudantes devem estar atentos para tendências, simples ou revolucionárias, que podem ajudá-los a se desenvolverem como cidadãos e profissionais.


Habilidades de aprendizado digital: Honrar limites

A ética online deve estender-se por todos os limites da internet. Educadores e estudantes devem honrar esses limites e passá-los adiante.


Habilidades de aprendizado digital: Citar fontes corretamente

Com tantas informações na internet, os alunos devem saber citar as fontes corretamente em seus trabalhos. Os professores devem transmitir essas regras de forma clara e objetiva e se informar de todas as normas daABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Habilidades de aprendizado digital: Contextualizar

Não só na esfera digital, mas em todos os aspectos da educação, os estudantes devem saber contextualizar as informações e matérias em seu posicionamento histórico, social e estabelecer conexões entre todos os conteúdos passados nas aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário