quarta-feira, 27 de junho de 2012

Os 5 princípios da boa escrita.

Não pense que escrever bem é apenas evitar erros gramaticais. Confira 5 dicas que podem ajudar você a escrever bem sobre qualquer assunto.


Durante as aulas de redação, muitas vezes não fica claro qual o conceito de um bom texto e, por isso, os alunos acreditam que um texto bem escrito é aquele sem erros gramaticais, de pontuação ou concordância. No entanto, um bom texto vai muito além disso.

Para que um texto seja considerado bom, ele precisa, além de todos os fatores citados anteriormente, responder aos interesses e necessidades do leitor. Confira quais são os principais aspectos de uma boa escrita:





Princípios de uma boa escrita: 1. Propósito

O seu texto deve ter um objetivo claro. Ou seja, você precisa saber com certeza o que está escrevendo e por qual motivo está escrevendo aquilo.


Princípios de uma boa escrita: 2. Clareza

Seja específico. Explique o que você quer com concisão e clareza, para que o seu leitor entenda, desde o princípio, o que você está querendo dizer com aquele texto.


Princípios de uma boa escrita: 3. Informações específicas

Use dados e estatísticas para validar o tema da sua redação. Use informações relacionadas ao tema para que ele tenha um aspecto mais informativo e interessante, que chame a atenção do leitor. Não se esqueça de verificar se essas informações são verdadeiras.


Princípios de uma boa escrita: 4. Conexões

Evite jogar todas as informações no papel. Procure organizá-las de maneira que o final de um parágrafo já sirva como uma breve introdução para o que vai ser dito no parágrafo seguinte.


Princípios de uma boa escrita: 5. Palavras apropriadas

Fique atento à escolha de palavras. Primeiro defina se será um texto formal ou informal e, a partir daí, escolha quais palavras se encaixarão melhor naquilo que você pretende dizer. Não escreva períodos muito longos, seja conciso, claro e enfático.





Nenhum comentário:

Postar um comentário