terça-feira, 6 de dezembro de 2011

10 dicas para não estragar a sua apresentação de PowerPoint.

Empresa brasileira, especializada em fazer apresentações de PowerPoint dá 10 dicas para você não afundar a sua apresentação.


 A MonkeyBusiness, agência brasileira especializada em fazer apresentações de PowerPoint selecionou os piores erros cometidos durante as apresentações e fez uma lista com as 10 coisas que devem ser feitas como uma forma de alertar os futuros palestrantes, assim eles podem ter a sorte de não cometer as mesmas falhas no futuro. 


 Veja as 10 dicas para você não estragar a sua apresentação de PowerPoint:


1- Respeite o seu tempo de palestra.

O tempo é um requisito muito importante durante palestras e apresentações, quanto mais sucinto você for maior atenção você terá afinal a média de atenção dos seres-humanos é de 30 min.
 

2- Prepare a sua palestra.

Dominar o assunto não é a única preocupação que se deve ter ao longo de uma palestra, a sua preparação também é importante, não gaguejar e ter uma boa dicção mostra como você se preparou para tal ocasião.
 

3- Mantenha uma narrativa.

Começar a explicar um assunto e não dar continuidade pode ser um problema durante uma apresentação. Tenha em mente que sua palestra deve ser como uma história: com começo, meio e fim. Dessa forma, todos os assuntos serão tratados de maneira simples e sem confusões.
 

4- Esteja preparado.

Antes de discursar sobre qualquer assunto, recomenda-se que você o estude. Quanto maior o seu domínio, melhor será a troca entre o público e você.
 

5- Use um palavreado simples.

A intenção de uma palestra é apresentar um tema complicado e que você tem domínio para um público que desconhece ou tem um conhecimento raso. Quanto mais claro você for durante as suas explanações melhor será para o entendimento geral do público. Faça com que a informação difícil fique fácil e compreensível.
 

6- Passe os slides com calma.

Não tenha pressa durante a sua apresentação. Use os slides como base ou uma forma de memorando durante as explicações. Aponte questões, utilize figuras e use o espaço disponível.
 

7- Tenha presença.

Quanto mais expansivo você for durante a palestra, melhor. Isso prenderá a atenção do público e com certeza vai tornar o momento mais dinâmico e agradável.
 

8- Use a gramática.

Durante a sua explicação redobre sua atenção com o seu vocabulário. O uso correto da gramática dá mais credibilidade ao tema.
 

9- Seja compreensível.

A ideia é ser claro e não deixar dúvidas ou questionamentos ao final da palestra. Isso tudo vai depender da sua capacidade de se fazer entender; use suas ferramentas e faça com que a informação chegue a todos.
 

10- Não leia os slides.

O slide serve como uma forma de pauta, nele devem estar contidos os principais temas a serem abordados durante a palestra. Não dê as costas ao público em nenhum momento e nem pare de explicar para ler o que está escrito na apresentação. O texto contido nos slides deve ser um complemento para o que você está explicando.
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário