terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Governo abre inscrições para 12 mil bolsas de intercâmbio.

Trata-se do programa “Ciência sem Fronteiras”.
Ideia é incentivar brasileiros a estudar no exterior.

Estão abertas as inscrições para mais de 12 mil bolsas de graduação oferecidas pelo Governo Federal, em seis países diferentes, até o dia 15 de janeiro de 2012. A ideia é incentivar brasileiros a estudarem no exterior. O início das atividades docentes será entre agosto e setembro do ano que vem e tem duração de um ano.
Este é o segundo edital do programa "Ciência sem Fronteiras”, que prevê 101 mil bolsas até 2014, sendo 75 mil financiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada.
As bolsas são para graduação na modalidade "sanduíche" (parte no Brasil e parte no exterior) em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. Para os Estados Unidos, serão 4.500, para a Alemanha, 2.500, para a França, 1.500. E para o Reino Unido, 2.500. Já para a Itália, serão 1.500 bolsas.
No dia 2 de janeiro serão abertas mais 500 vagas para o Canadá, onde serão oferecidas vagas para o curso tecnólogo, voltado para estudantes de instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica que terão oportunidade de estagiar naquele país.
Em fevereiro, haverá outra chamada para universidades na Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Coreia e Suécia. O programa focará algumas áreas específicas, já que a necessidade mais urgente do mercado de trabalho, segundo o governo, é ampliar a formação na área de engenharias, ciências exatas, ciências médicas e tecnologia de informação.
O programa ciência sem fronteiras irá cobrir o pagamento das taxas escolares, que deverão ser negociadas pela instituição brasileira ao menor patamar possível e dentro de valores aceitáveis.
Nos casos em que o pagamento das taxas ofereça acomodação e alimentação, o valor mensal da bolsa paga diretamente ao estudante será de U$ 300 ou valor equivalente na moeda do país de destino.
Como se inscrever
Para se inscrever no programa, os alunos de graduação têm duas opções:
- Através das chamadas públicas divulgadas pelo CNPQ ou pela Capes, disponíveis no site do programa Ciência sem Fronteiras.
- Procurando o coordenador do programa em sua instituição de ensino superior, para verificar as normas de seleção.
Já os alunos de pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa, que também serão divulgadas no site do programa.
Serão elegíveis paras as bolsas os estudantes que alcançaram a média mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 600 pontos e que tiverem bom aproveitamento acadêmico. Serão elegíveis também os alunos participantes dos programas de iniciação científica e aqueles premiados em olimpíadas de matemática ou ciências, feiras científicas e atividades similares, de mérito reconhecido.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário