quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sobre o Profissões de Futuro.

Nos próximos anos, a economia brasileira deve crescer muito mais, principalmente no setor de energia, com a exploração da camada pré-sal. E o Brasil receberá investimento pesado em tecnologia, o que movimentará toda a cadeia produtiva da Indústria de Energia.  No caso do petróleo, por exemplo, esta cadeia envolve procurar e descobrir petróleo, retirá-lo do fundo da terra ou do mar, transportar, armazenar, refinar, transformando-o em gasolina ou outros derivados e transportar novamente para entregá-lo ao consumidor final.
Tudo isso significa mais empregos. Mais oportunidades. E mais necessidade de qualificação.
Em 2003, o Governo Federal instituiu o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de aumentar a participação da indústria nacional em projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior. Além disso, o Governo Federal criou o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), para ampliar o acesso ao Ensino Médio Técnico e à educação profissionalizante por meio de financiamentos, implantação de novas escolas técnicas e distribuição de bolsas de estudo.
Já a Petrobras criou o programa Profissões de Futuro com o objetivo de informar e estimular estudantes do Ensino Fundamental e Médio a optarem pelo Ensino Técnico. Assim os estudantes conhecem a importância e as oportunidades das carreiras técnicas, na área de petróleo, gás e outras fontes de energia. Na escola técnica, os jovens podem encontrar um caminho profissional e entrar mais cedo no mercado de trabalho. Por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, você pode conhecer as opções de escolas técnicas em todo o país.
O Programa Profissões de Futuro promove palestras em instituições de ensino de todo o Brasil com a participação de profissionais experientes do setor de energia, que após a apresentação, debatem sobre assuntos de interesse profissional com os estudantes.

Fonte:  http://www.profissoesdefuturo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário