quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Notas Rápidas.

2012 será favorável para estagiários, diz executivo

As mudanças no mercado de trabalho para os estagiários vêm acontecendo de maneira positiva. E apesar da retração ocorrida em 2008, quando a Lei do Estágio entrou em vigor, o mercado de atuação para os novos profissionais está em franca expansão. “Só em 2011, acompanhamos um aumento no número de contratações de estagiários 20% maior em comparação ao ano anterior (2010)” afirma Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação do portal Estagiarios.com. O executivo aponta também que o ano de 2012 será promissor para os estagiários. “A expectativa é que o número de contratações seja ainda maior, em razão dos investimentos e construções decorrentes da Copa e das Olimpíadas, que ocorrerão no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente”. Para o diretor, as áreas que irão elevar esses números são: engenharia, segurança do trabalho (técnico), direito, propaganda e marketing, relações internacionais e administração.

 

Recrutadores falam sobre o tempo que o profissional deve permanecer numa empresa

Os recrutadores brasileiros julgam que o tempo mínimo que um profissional deve trabalhar numa mesma empresa é de 2,9 anos. Em 2009, a média esperada era de 3,5 anos, ou seja, a expectativa do recrutador diminuiu.  É interessante destacar que os valores mudam expressivamente de acordo com a idade dos recrutadores. Entre os mais jovens, a maioria acredita que um período de pelo menos 2,3 anos é adequado, e os mais maduros, que apostam em uma estabilidade maior, apontam que 4,4 anos de permanência nas empresas é um bom tempo. A pesquisa contou com a participação de 46 067 respondentes e foi coordenada pelo Grupo Catho.

Comércio e indústria efetivam 22 000 temporários do Natal

Das 147 000 vagas de emprego temporárias abertas em todo o país durante o Natal, 15% foram transformadas em efetivas, contrariando a expectativa de 20% divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Nos últimos meses de 2011, o número de vagas temporárias abertas pelo comércio e pela indústria foi 5% maior em relação ao mesmo período de 2010 - quando foram contratados 140 000 trabalhadores para as festas de final de ano. No último Natal, o comércio empregou 103 000 pessoas e a indústria, 44 000. Jismália de Oliveira Alves, presidente da Asserttem, explica que o setor de trabalho temporário é muito sensível à economia, o que justifica o número de efetivações. “O momento é de ansiedade e expectativa, o que implica em maior cautela por parte dos segmentos contratantes de mão de obra temporária”, diz. No entanto, segundo Jismália, a efetivação de 22 000 trabalhadores é bastante significativa para o mercado de trabalho formal. “É o setor demonstrando mais uma vez a importância do trabalho temporário como porta de entrada para o emprego e como propulsor da geração de renda”. 
 

Projeto de lei protege portadores de doenças incuráveis de demissão

Tramita na Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, um projeto de lei que garante proteção contra a demissão discriminatória do portador de doenças incuráveis e estigmatizantes, quando o empregador tiver conhecimento prévio dessa circunstância. No caso de dispensa discriminatória, a reintegração do funcionário ao emprego passa a ser obrigatória, e o período entre a rescisão de contrato e a reintegração será considerado como tempo de serviço. Se ficar demonstrada a impossibilidade do funcionário de retornar ao trabalho, o projeto prevê que a reintegração dele será convertida em indenização, no dobro do valor das verbas trabalhistas devidas na dispensa sem justa causa, sem prejuízo da indenização por danos morais. Clique aqui para acompanhar esse projeto. 

Trabalhar fora do Brasil é o desejo de 84% dos profissionais

Mesmo com a crise financeira que preocupa o mercado mundial desde 2008, 84% dos profissionais brasileiros desejam trabalhar fora do país, segundo pesquisa realizada pelo portal Trabalhando.com. Dos entrevistados, apenas 16% afirmaram não ter intenção de buscar uma vaga no exterior. E quanto aos que desejam uma oportunidade lá fora, 14% preferem trabalhar na América Latina, 27% na Europa e 43% em qualquer outro parte do mundo.
 

Um em cada quatro brasileiros faz ou já fez trabalho voluntário

Aproximadamente 35 milhões de brasileiros – uma em cada quatro pessoas  – com mais de 16 anos faz ou já fez um trabalho voluntário. Destes, 11%, cerca de 15 milhões, exercem alguma atividade voluntária no momento, e 14% (cerca de 20 milhões) não. Os dados, fornecidos pelo Ibope, mostram também que dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo 51% destes em tempo integral e 16% meio período. De acordo com Maria Lucia Meirelles Reis, diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo, “estes dados mostram que, além dos mais jovens e dos mais velhos, que costumam dispor de mais tempo para atividades de voluntariado, as pessoas mais ocupadas têm se destacado no voluntariado e enxergam cada vez mais os benefícios e a importância de doarem um pouco de seu tempo livre”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário