domingo, 13 de novembro de 2011

Aumente o QI para conseguir um emprego.


O profissional tem mais facilidade para encontrar as vagas . Ele nem saberia que estavam abertas no mercado de trabalho

Não, não se trata do Quociente de Inteligência. Trata-se do “quem indica”. QI (Quem indica) está em alta, portanto, faça seu networking, ou seja, construa e mantenha sua rede de relacionamentos!

O fator “QI” (quem indica) tem um lado muito negativo, pois sua origem está nas nomeações sem mérito no serviço público, feitas por prefeitos, governadores e presidentes da república, principalmente, e que premiam familiares, bajuladores e incompetentes. Nas empresas, anteriormente, também não foi muito bem visto, pois geralmente era atribuído àquelas contratações de parentes e amigos do chefe, quase sempre incapazes. No entanto, os tempos são outros e o “QI” está em alta, sendo razoavelmente aceito em muitas esferas do mundo corporativo. Ele funciona como uma espécie de chancela, um aval, uma garantia. Muitas empresas preenchem vagas com indicações dos seus colaboradores, algumas até estimulam essa prática.

Apesar do nome complicado, “Networking” consiste na exploração da sua rede de contatos. Nessa categoria podemos incluir todos que você conhece: amigos, colegas de escola e faculdade, professores, colegas de trabalho, ex-empregadores, clientes, fornecedores e até mesmo parentes. Como menos de um terço das vagas disponíveis no mercado de trabalho são efetivamente divulgadas, esses contatos podem saber de oportunidades que você desconhece. Portanto, quanto maior a rede, maiores as chances.

O bom uso de um “Networking” traz benefícios para todos os envolvidos: profissionais conseguem acesso às vagas que nem sabiam existir e as empresas aceleram os processos de seleção menos rigorosos.

Por tudo isso, é muito importante cultivar a rede de relacionamentos com cuidado e atenção. 

Tenha certeza de que, além de um currículo atraente, uma simples indicação pode abrir as portas do mercado de trabalho para você!

DICAS

Zele por seu nome e construa uma boa reputação, seja como pessoa e profissional.
Mostre-se acessível e procure conhecer o maior número possível de pessoas.
Ao fazer contatos, seja cordial e não “force a barra”.
Evite simplesmente “pedir emprego”, pois isso afasta as pessoas. Melhor forma de abordar, com sutileza e sem ser invasivo, é pedir dicas e conselhos.
Seja solícito e procure ajudar quem lhe procura. Quem você ajuda hoje pode ser a pessoa que vai lhe ajudar amanhã.
Procure organizar seus contatos. Saiba quem são as pessoas, o que elas fazem, onde elas estão e como podem ser contatadas.
Cultive a sua rede de relacionamentos, mesmo quando não precisa dela. Faça contatos com certa frequência (“lembrar ao outro que você existe”).
Se for participar de eventos, especialmente a trabalho, procure não ir com amigos. Isso o forçará a procurar outras pessoas para conversar (“sair da zona de conforto”).

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